16.07.2015
Autor: Box1824

A rede neural “sonhadora” do Google

Quando você busca por formas nas nuvens, frequentemente você encontra coisas que costuma ver no cotidiano: cães, pessoas, carros. E com “cérebros” artificiais acontece a mesma coisa. O Google chama esse fenômeno de “Inceptionism”, e nos dá uma boa ideia de quão avançadas as redes neurais artificiais realmente são.

Em um post feito em seu blog Google Research, a equipe de pesquisa de redes neurais artificiais do Google explicou como está fazendo para construir um tipo de sistema de visão computacional muito avançado que é capaz de identificar quando você está olhando para uma imagem de, digamos, uma laranja contra uma banana. O post completo é bem interessante e vale a pena ler por inteiro (ele está em inglês).

Recentemente, o Google tornou público o algoritmo capaz de produzir essas imagens – e elas estão pipocando em todos os lugares. O sistema “Deep Dream” basicamente passa uma imagem por uma camada de neurônios artificiais, pedindo à inteligência artificial que atue em certos aspectos, como nas bordas. Com o tempo, as imagens podem ficar tão distorcidas que elas acabam se transformam em algo completamente diferente, ou apenas em diversos ruídos coloridos.

Alguns resultados disso:

Saiba mais aqui.

Matérias Relacionadas

Made by:

by

For:

vivo

VIVO - Conectados vivemos melhor