02.02.2015
Autor: Box1824

A TI está ajudando na descoberta de curas

Tecnologias como análise de histórico médico, armazenamento de imagens em nuvem e computadores capazes de sequenciar mutações de um vírus e simular reações do corpo humano a novas drogas não estão apenas diminuindo o custo de clínicas, laboratórios e hospitais. Elas estão encurtando o tempo que equipes de cientistas levam para desenvolver uma vacina, colocar no mercado uma nova droga contra o câncer ou aproximar-se da cura de doenças provocadas por novas classes de vírus e bactérias.

Dois exemplos da aplicação da tecnologia para o desenvolvimento de curas inéditas podem ser encontrados nas universidades de Pittsburg e Texas, ambas nos Estados Unidos. Na primeira, o supercomputadores são usados para analisar as possíveis mutações que o vírus HIV sofre dentro do corpo humano. Já no Texas, um repositório de dados sobre diferentes tipos de câncer infantil é usado para consulta sempre que um novo paciente é diagnosticado com neoplastia.

O uso da Tecnologia da Informação para neutralizar conhecimentos e otimizar o tempo na pesquisa de doenças e tratamentos de pacientes é um exemplo de como os avanços tecnológicos podem ser inclusivos e benéficos para a evolução da sociedade, conquistando grandes vitórias também para o setor da saúde.

Para saber mais, acesse o artigo no site da revista Info.

Tags:

Made by:

by

For:

vivo

VIVO - Conectados vivemos melhor