27.05.2015
Autor: Box1824

Você trocaria seus dados por um biscoito?

Pelo que você trocaria o acesso aos seus dados pessoais? Um desconto na apólice de seguro? O acesso ao Facebook? Um biscoito de chocolate?

Com toda a questão da transparência sobre a forma que empresas como Google e Facebook usam os dados de seus usuários pela (como já falamos aqui), o DataCafé –uma instalação de arte em meio ao Parsons Festival, no WantedDesign/Industry em Sunset Park –se mostra como uma iniciativa ousada, divertida e crítica sobre nossa relação com a world wide web.

medium_cafe2

O DataCafe é um cenário projetado para questionar como a dinâmica de dados online seria se fosse tudo feito de forma explícita e visível. Após a entrada, os usuários são convidados a inserir até 50 palavras em um site, resumindo seus sentimentos naquele dia. Esse trecho de dados, processados através do software de inteligência artificial Alchemy API, é então arquivado e em troca, o participante recebe um código único para desbloquear um gabinete com biscoitos (brincando com o nome “cookie“, nome dado às informações armazenadas por sites sobre o usuário). Depois de sair, os visitantes assistem a um anúncio direcionado, mostrando como as empresas usam os dados, esclarecendo o fato de que dados pessoais tem valor monetário real.

O projeto foi elaborado por quatro artistas digitais: Chris Fussner, Noah Emrich, Sophia Callahan e Henry Lam. Saiba mais detalhes dessa instalação na matéria do Creators Project.

medium_datacafe_3

Matérias Relacionadas

Made by:

by

For:

vivo

VIVO - Conectados vivemos melhor