17.03.2016
Autor: Box1824

Diversidade nos detalhes

Uma mão marrom: este simples detalhe na imagem de divulgação do software Slack simbolizou a representatividade das pessoas de cor na tecnologia.

A ideia partiu do designer de produto do Slack, Diógenes Brito, que estava por trás do projeto “Add to Slack”. O dia de lançamento do produto estava próximo e não havia ainda nenhuma imagem de divulgação. Ele usou, então, o desenho de uma mão em vetor que eles já tinham, mas com um twist: ao invés de manter a cor de pele “padrão” (ou seja, branca levemente rosada), ele escureceu o tom para se aproximar da sua própria cor, sendo ele uma pessoa negra.

A imagem foi então pro ar para divulgar a nova funcionalidade do Slack, mas recebeu uma enxurrada de manifestações de pessoas de cor ao redor do mundo mencionando o detalhe na imagem que representava todas elas, celebrando a presença da diversidade não só no Slack como no mundo da tecnologia.

 


 
Esta resposta é a releitura da importância de mudar o que a escritora Chimamanda Adichie chama de single story, que apresenta pessoas de cor como seres à parte da cultura padrão.

Na matéria da Fast Company, o designer discorre sobre todos os conflitos e pensamentos por trás dessa decisão. Como disse a artista negra Aphton Corbin, “se você não representar seu tom de pele, quem vai?”.

Made by:

by

For:

vivo

VIVO - Conectados vivemos melhor