25.08.2016
Autor: Box1824

Likes para a autenticidade

Pesquisadores da Universidade da Tasmânia, na Austrália, buscaram entender melhor o processo de ser “autêntico” na internet e suas consequências psicológicas. Primeiro, os 164 voluntários responderam um questionário sobre seu “eu verdadeiro”, ou seja, as principais características que definiam quem elas eram. Depois, foram apresentados a outro formulário adaptado que perguntava como elas reagiriam no Facebook a determinadas situações.

Os participantes responderam ainda a perguntas que avaliavam o quanto se sentiam conectados socialmente, estressados, deprimidos e ansiosos.

Ao tabular os resultados, os pesquisadores perceberam que as pessoas mais autênticas se sentiam mais conectadas e menos isoladas. Já aquelas que criaram personas mais diferentes das suas versões offline tendiam a sofrer com mais stress.

Os pesquisadores acreditam que o efeito positivo de ser autêntico vêm de sentir que aquilo que você é de verdade está sendo apreciado pelos seus amigos do Facebook (através de likes, por exemplo). Já para quem prefere ser uma pessoa diferente, existe um esforço emocional para mudar a forma de agir – e aí surgiria o estresse.

Made by:

by

For:

vivo

VIVO - Conectados vivemos melhor