07.07.2016
Autor: Box1824

O Facebook vai ampliar o alcance de redes móveis

O Facebook assumiu a missão de levar internet para lugares isolados ou com infraestrutura precária quando criou a divisão Internet.org. A mais nova foi apresentada por ninguém menos que Mark Zuckerberg: a plataforma para acesso sem fio OpenCellular, desenvolvida para disponibilizar acesso sem fio à internet em áreas que tem pouca ou mesmo nenhuma cobertura de redes móveis. Isso acontece principalmente em regiões rurais ou afastadas de grandes centros urbanos. Dá para pensar na OpenCellular como um equipamento que amplia o sinal da rede móvel, seja ela 2G, 3G ou 4G. Cada caixa suporta até 1,5 mil conexões simultâneas e pode, com as antenas apropriadas, cobrir áreas dentro de um raio de até 10 quilômetros.

Houve também cuidados para reduzir ao máximo a necessidade de procedimentos de manutenção no aparelho, já que a caixa foi desenvolvida para ser instalada em regiões remotas.

Segundo Kashif Ali, engenheiro que lidera o projeto, a infraestrutura móvel tradicional é muito cara, razão pela qual muitas operadoras encontram dificuldades (ou simplesmente resistem à ideia) para levar a rede a lugares isolados ou de difícil acesso. Mas o equipamento da OpenCellular é de baixo custo e deve ser transformado em uma plataforma aberta em breve. O software do projeto terá código aberto, assim como as especificações de design do dispositivo, portanto.

Saiba mais aqui.

Made by:

by

For:

vivo

VIVO - Conectados vivemos melhor