24.09.2015
Autor: Box1824

‘The Washington Post’ publicará todas as matérias no Facebook

O Facebook continua avançando a todo vapor para se tornar uma empresa de veículos de comunicação. E a imprensa tradicional, ao invés de resistir, aproveita o alcance de sua plataforma para ganhar visibilidade e ganhar novos leitores. Isso explica a decisão que o The Washington Post acaba de tomar, anunciando que todo o conteúdo que for publicado estará disponível através do serviço Instant Articles.

Na primavera passada, foi o The New York Times que fechou um acordo com a rede social de Mark Zuckerberg para publicar diretamente suas matérias no Facebook, ao lado do jornal britânicoThe Guardian, da rede BBC e da empresa de notícias BuzzFeed. A decisão esquentou o debate sobre o futuro da imprensa escrita, enquanto a firma tecnológica trabalhava nos bastidores para conseguir somar mais editores ao seu projeto.

O Facebook apresentou a expansão do Instant Articles na terça-feira. Entre os veículos que fornecerão conteúdo, estão The Huffington Post, Time Inc., Mashable, Business Insider, Vox Media, Gannett e CBS Interactive. Para o leitor, isso significa que terá acesso direto usando o aplicativo móvel do Facebook aos cerca de 1.200 artigos que somente o The Washington Post publica.

O acordo dos grandes editores de jornais com o Facebook também é visto como um pacto com o diabo, porque esse tipo de associação não faz mais do que dar poder às empresas que dominam o negócio da internet. O temor é que haja um conflito de interesses e que a informação fique submetida a um maior controle. Além disso, será difícil para o leitor diferenciar a origem da fonte das notícias.

Leia a matéria completa no El País.

Made by:

by

For:

vivo

VIVO - Conectados vivemos melhor